Vantagens de adquirir um software de gestão de RH

O Departamento de Recursos Humanos é fundamental para o crescimento das empresas, já que é o responsável por acompanhar e impulsionar o desenvolvimento dos colaboradores.

Essa área surgiu no começo do século XX, mas na época recebeu outro nome, tendo sido chamada de Relações Industriais devido ao impacto da Revolução Industrial.

No entanto, a evolução do segmento com o passar dos anos fez com que essa área fosse renomeada, passando a se chamar, por volta de 1930, Recursos Humanos graças à Teoria das Relações Humanas.

No Brasil, o desenvolvimento do RH passou por cinco fases distintas. Antes de 1930, a Fase Contábil. De 1930 a 1950, a Fase Legal. De 1950 a 1965, a Fase Tecnicista. De 1965 a 1985, a Fase Administrativa. E a partir de 1985, até os dias de hoje, a Fase Estratégica.

Atualmente, o Departamento de Recursos Humanos tem como foco o planejamento de estratégias de recrutamento, seleção, desenvolvimento e retenção de talentos, além da elaboração de planos de carreira.

Tecnologia como aliada

Um levantamento realizado pelo InfoJobs apontou que 48,1% das empresas utilizam tecnologia para analisar os indicadores de RH.

Isso porque o trabalho desenvolvido pelos gestores é realizado com mais eficácia quando esses profissionais têm em mãos softwares de gestão de Recursos Humanos que lhes oferecem as ferramentas necessárias para otimizar os processos internos das empresas.

Desenvolvidos para facilitar o trabalho dos gestores e garantir que as empresas se tornem mais produtivas e competitivas no mercado, os softwares de RH têm sido cada vez mais valorizados pelas companhias.

Estratégia e assertividade

Tomar decisões estratégicas e assertivas é um dos objetivos dos gestores de Recursos Humanos. Para isso, ainda segundo a pesquisa do InfoJobs, 61% deles tomam decisões com base em dados e 95,5% consideram muito importante o uso de estatísticas para promover a melhoria de processos internos nas companhias.

O levantamento mostrou ainda que os principais desafios do mercado para a análise de indicadores é a falta de especialistas no mercado, conforme 25,5% dos profissionais entrevistados, e a ausência de informações sobre o tema (25,5%).

Para 31,6% desses profissionais, a maior dificuldade enfrentada em suas carreiras é realizar a análise de dados a partir de informações descentralizadas. Outros 23,7% consideram não ter tempo para analisar os indicadores porque se ocupam de outras atividades.

Ao responderem a pesquisa, 54,4% dos entrevistados afirmaram ainda que utilizavam planilhas para registrar os dados, o que dificulta a análise e mostra a necessidade da transição para softwares tecnológicos que facilitam as rotinas do RH.

Sistema Arquitetura Humana

O Sistema Arquitetura Humana, também conhecido pela sigla SAH, oferece às empresas inúmeras vantagens, dentre elas, a possibilidade de gerir toda a vida útil do colaborador, do onboarding — processo de contratação e integração de um novo colaborador à empresa — ao offboarding — ação de desligamento do colaborador —

O software também conta com ferramentas estatísticas através das quais é avaliado o potencial dos gestores e dos colaboradores para enfrentar desafios no dia a dia de trabalho.

Além disso, ele é o único software que faz integração com o Sistema PI, ferramenta internacional validada por Harvard que possibilita a identificação das características comportamentais e capacidade cognitiva das pessoas.

Somadas às características do Sistema Arquitetura Humana, as vantagens do PI colocam as empresas em posição de destaque, garantindo uma melhor gestão de pessoas e, por consequência, resultados mais satisfatórios.

Para saber como adquirir o Sistema Arquitetura Humana, entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas pelo e-mail guilherme.bomfim@arquiteturahumana.com.br.

Posts relacionados