Tendências para as lideranças

As tendências para as lideranças neste mundo volátil e complexo incluem a agilidade, a inovação e a resiliência. Cada vez mais é necessário que a liderança saiba conviver com ambiguidades e que aprenda a ser flexível tanto para lidar com os imprevistos quanto para enfrentar possíveis erros ou perdas inerentes aos novos processos. Ter resiliência é um desafio, mas é preciso desenvolvê-la para superar as adversidades rapidamente e manter o foco e a energia na solução do problema.

A gestão de pessoas e talentos está entre os papeis estratégicos do líder e também são tendências para as lideranças.  É fundamental que os líderes conheçam a si mesmos, conheçam as pessoas de sua equipe e saibam trabalhar em grupo para atuarem de maneira eficiente num cenário de frequentes mudanças. Assim, é possível estabelecer uma relação de confiança, ter empatia, escuta ativa, comunicar de maneira assertiva e influenciar as pessoas para que juntos possam fazer acontecer.

Nesta era digital com mudanças tecnológicas, ser capaz de manter a proximidade da equipe, proporcionar um clima que favoreça a criatividade, a autonomia, fazer a gestão das atividades e ações de desenvolvimento remotamente, mantendo o engajamento da equipe, são mais itens da lista de competências para o presente e futuro da liderança.

As tendências para as lideranças envolvem saber recomeçar, se adaptar e inovar. Líderes que são facilitadores da inovação mudam a rota quando necessário, e são capazes de se desprender de antigos paradigmas. Inovar pode fazer muita diferença e, para isso, é necessária colaboração mútua, uma conexão que respeita e valoriza as diferenças.

E dentro deste cenário, as expectativas de uma liderança estratégica incluem a manutenção da cultura organizacional. Aqui neste link você pode conferir os benefícios de um alinhamento cultural: https://arquiteturahumana.com.br/conteudo/cultura-organizacional/

Fica claro que o cotidiano exige de um líder coragem para agir rapidamente e tomar decisões sem ter todas as respostas, correndo o risco de errar e assumir a responsabilidade, e seguir em sempre frente perseverando, tentando, acertando e algumas vezes falhando, e tentando novamente.

Saiba mais sobre nosso treinamento sobre Liderança Estratégica

Entre em contato conosco!

Posts relacionados