Você sabe o que é um PDI? Sabe mensurar a importância dele e como elaborar estratégias com ele? Sabe como colocá-lo em prática? Se a resposta for não, pode ficar tranquilo. No artigo de hoje vamos falar dessa ferramenta e como aplicá-la em sua empresa.
Continue a leitura e entenda tudo.
O que é PDI?
O PDI, também conhecido como Plano de Desenvolvimento Individual, é um conjunto de estratégias para desenvolver e alavancar a carreira profissional de seus colaboradores, buscando atingir objetivos a curto, médio e longo prazo.
Ele identifica oportunidades de melhoria e auxilia na realização dos objetivos de aprendizado relacionados ao desenvolvimento dos colaboradores. O objetivo principal do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é identificar as áreas em que os colaboradores precisam aprimorar, estabelecendo metas específicas para alcançá-las. Essas metas estão geralmente associadas a programas de treinamento, cursos, mentoria, feedback e outras estratégias.
O PDI é uma ferramenta importante para ajudar os colaboradores a se tornarem mais eficazes e confiantes em suas funções, atingindo seus objetivos e potencial máximo. É uma estratégia visando acompanhar e estimular o desenvolvimento dos colaboradores com ações direcionadas para que cada talento presente na empresa evolua.
Quais as vantagens de contar com um PDI
A cada dia, o PDI tem se tornado uma ferramenta importante no cenário corporativo, estando em sintonia com as necessidades atuais.
Ao decidir colocar em prática o Plano de Desenvolvimento Individual, a empresa encara um verdadeiro “salto” na Gestão de Pessoas, colhendo inúmeros benefícios e vantagens que impactam a rotina da organização.
O PDI é uma forma de renovar conhecimento conforme seus processos são atualizados, auxiliando no desenvolvimento de habilidades conforme o que é exigido em cada área de atuação. Empresas com PDI em prática, trazem a visão de serem mais desafiadoras, instigando seus colaboradores a saírem da zona de conforto.
Entre as principais vantagens, podemos destacar:
Profissionais felizes e engajados
Ao criar oportunidades e impulsionar o crescimento profissional, seus profissionais sentirão mais motivação para melhorar o desempenho. Eles têm suas próprias necessidades de desenvolvimento e esperam que a empresa seja um apoio nessa trajetória.
Menor rotatividade na equipe
Sabemos como a tarefa de encontrar novos profissionais é trabalhosa e demorada. Sendo assim, o melhor a se fazer é buscar formas de manter seus colaboradores sempre integrados e adaptados aos objetivos da organização. O PDI, ajudará a aumentar o nível de confiança deles, que sentirão mais seguros para enfrentar os desafios com soluções inovadoras.
Equipes de alto desempenho
Uma equipe engajada, satisfeita com seu desempenho e interessada com os resultados da empresa, é a maior consequência que você terá ao aplicar o PDI em sua empresa.
A ferramenta ajuda a identificar quem são os colaboradores de alta performance, garantindo que eles sejam recompensados pela atuação. O PDI aponta os talentos que devem receber investimentos especiais para se desenvolver, trabalhando pontos estratégicos neles.
Colocando o PDI em prática
Agora que você já sabe o que é, e as vantagens do PDI, vamos mostrar como elaborar o seu. Como mencionamos no início, a construção do Plano de Desenvolvimento Individual em sua empresa, pode trazer melhores resultados para todos os colaboradores.
Para construir seu PDI, você irá precisar dividir seu processo em etapas, facilitando a execução de cada um deles.
Defina metas de carreira e objetivos profissionais e pessoais
Converse com seus colaboradores e descubra onde e como eles querem chegar. Aproveite os momentos de diálogo, como nos feedbacks, para colher essas informações.
Mapeie conhecimentos e habilidades do seu time
Através da Gestão de Talentos, você conseguirá organizar as informações relacionadas ao seu time e aproveitá-las ao máximo no PDI. Mapeie as facilidades de seus colaboradores, oferecendo oportunidades para aperfeiçoamento.
Identifique as necessidades do seu time
Trabalhe os pontos que precisam de atenção e desenvolvimento do seu time. Prepare capacitações priorizando os pontos que eles gostariam de aprender e evoluir em suas demandas.
Considere as perspectivas de crescimento futuro
Um PDI não deve focar apenas nas oportunidades atuais de desenvolvimento, mas também incluir projeções de passos mais distantes. Por isso, realize planejamentos de médio e longo prazo, sabendo que eles podem mudar com o tempo.
Avalie o progresso com dados
O Sistema Arquitetura Humana (SAH) é um sistema de gestão para guiar a jornada de cada colaborador.
O foco do SAH é prover dados precisos como base para planejamento de ações eficientes para todo time, sempre alinhado aos objetivos de crescimento dos seus talentos.
Para saber como adquirir o Sistema Arquitetura Humana e colocar os conceitos desse artigo em prática, entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas pelo e-mail guilherme.bomfim@arquiteturahumana.com.br .