A pesquisa Pulse e o engajamento dos colaboradores

A pesquisa pulse é um feedback dos colaboradores focado em questões estruturadas, visando a implantação de ações de forma ágil, acompanhamento os temas críticos para engajamento de cada organização.

E para identificar quais fatores têm maior impacto no engajamento de uma equipe é necessário avaliar a percepção das pessoas sobre diversos atributos e aspectos do dia a dia do trabalho, realizando uma pesquisa de engajamento e clima, que geralmente é realizada uma vez ou duas vezes ao ano, diferente da pesquisa pulse.

A partir das respostas anônimas e dos estudos estatísticos é possível elaborar ações específicas sobre os itens que de fato são relevantes e, assim, aumentar a satisfação e tornar a equipe mais engajada.

Utilizamos, então, a pesquisa pulse para acompanhar a percepção dos colaboradores sobre essas iniciativas do plano de ação e compreender se estão tendo o efeito desejado. Com questões pontuais e objetivas, a pesquisa pulse é feita com maior frequência ao longo do tempo para decidir manter, ajustar ou modificar essas ações até a próxima pesquisa de engajamento e clima.

Além deste acompanhamento contínuo do feedback dos colaboradores para a organização, a pesquisa pulse também pode ser utilizada para monitorar a satisfação relacionada a qualquer iniciativa da empresa, para entender a percepção sobre desafios identificados pela organização e acompanhar a percepção sobre mudança impactantes.

Um exemplo bem atual para aplicação de uma pesquisa pulse é a alteração dos modelos híbridos de trabalho, que intercalam a presença na empresa e o home office.  Você sabe se estas mudanças estão impactando o engajamento da sua equipe? A empresa pode lançar uma pesquisa pulse que tenha questões como “Eu tenho conseguido alcançar níveis de produtividade satisfatórios ao trabalhar remotamente” e “Meu gestor tem sido capaz de me apoiar e orientar adequadamente no trabalho remoto”.  Dessa forma é possível identificar as percepções dos colaboradores e montar um plano de ação para curto prazo, se necessário.

Assim, aumentamos a eficácia das iniciativas e temos maior probabilidade de alcançar os resultados pretendidos.

Lembre-se que elevar ou manter o nível de engajamento dos colaboradores é uma das prioridades estratégicas de quem faz a gestão de pessoas. Isso afeta diretamente a produtividade das pessoas no trabalho, além da vontade dos colaboradores em permanecer na empresa e continuar prestando seus serviços com excelência.  Por isso, é recomendado este monitoramento contínuo.

O Sistema Engaja+ tem como objetivo esta análise contínua do engajamento por meio da pesquisa  de engajamento e clima, pesquisa pulse e o feedback espontâneo para a organização.

Entre em contato conosco para solicitar uma demonstração !

Posts relacionados