O onboarding é um processo importante para alinhar as expectativas entre a empresa e o novo colaborador, que neste momento começa a entender a cultura da organização e as expectativas que os gestores têm dele.
Durante o onboarding, é fundamental que o colaborador se familiarize com os processos e procedimentos da empresa, bem como com o código de conduta e as políticas internas.
É também necessário que as expectativas relacionadas ao desempenho sejam definidas de forma clara e entendida por ambas as partes.
O onboarding também é uma ótima oportunidade para que o novo colaborador possa estabelecer contatos com outros membros da equipe e iniciar a construção de relações positivas que resultarão na criação e manutenção de um ambiente de trabalho saudável.
Ao longo deste processo, as metas devem ser estabelecidas e o colaborador precisa ser orientado sobre como alcançá-las. Importante mencionar que essas metas devem ser realistas e possíveis, já que objetivos inalcançáveis prejudicam o colaborador e a empresa.
Duração do onboarding
Os primeiros 90 dias do onboarding são cruciais para ajustar as expectativas entre a empresa e o novo colaborador, além de integrá-lo à equipe.
Apesar desse tempo delimitado, é necessário ressaltar que o onboarding deve ser integrado à empresa como um processo contínuo para que, assim, a organização tenha condições de acompanhar o desenvolvimento do colaborador, manter o alinhamento entre as expectativas e ajustar o curso de acordo com as necessidades específicas.
Além disso, é imprescindível que o processo de onboarding seja revisado periodicamente para garantir o alinhamento das expectativas do colaborador com a empresa e vice-versa.
Essa revisão também abre espaço para observar se as metas e objetivos definidos estão sendo cumpridos. Caso estejam, é interessante dar feedbacks positivos ao colaborador para mantê-lo motivado e produtivo. E se não estiverem, orientá-lo é fundamental.
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