O que as Olimpíadas têm a ver com a sua empresa?

As Olimpíadas têm mais a ver com a sua empresa do que você imagina. Os jogos olímpicos de Tóquio terminaram recentemente, garantiram ótimos índices de audiência na TV e tiveram grande repercussão nas redes sociais. Esse sucesso pode ser explicado pela paixão dos brasileiros pelos esportes e porque as modalidades olímpicas trazem ensinamentos que ultrapassam os limites das competições esportivas. A seguir, algumas reflexões sobre os jogos olímpicos que podem ser úteis no dia a dia das empresas:

O prêmio nunca é somente de uma pessoa

No pódio, há apenas três lugares. E quem venceu recebe a medalha pela conquista. Porém, até mesmo nos esportes individuais, a vitória nunca é restrita a apenas uma pessoa. Por trás de cada atleta campeão, há uma equipe de treinadores, fisioterapeutas, nutricionistas, médicos e outros especialistas que contribuíram direta ou indiretamente para que alguém ganhasse a medalha. As empresas com melhores resultados são aquelas que aliam produtividade à coletividade. A vitória sempre será da equipe composta por várias pessoas que são comprometidas com o sucesso da empreitada, seja a implantação de um novo sistema ou o lançamento de um novo produto. O mérito pela conquista sempre deve ser creditado ao grupo.

Só espírito de equipe não basta

Trabalhar em grupo é essencial para ser bem-sucedido, mas não é o suficiente. Um time em que as habilidades não sejam reconhecidas nem desenvolvidas, um grupo de pessoas que não possui clareza da própria função e não sabe para onde está caminhando, uma equipe que não é comprometida com o resultado, só ganharão, no máximo, a medalha de desperdício de tempo e recursos. Uma equipe unida é um passo importante, mas não o único. É preciso alta performance. Um atleta que, durante uma prova olímpica, não entrega tudo que está a seu alcance, jamais alcançara o pódio. Um time dentro da empresa que não ultrapassa suas limitações, nunca experimentará o sabor da superação. Não é possível colher mais do que se planta. Quem planta comodismo, colhe mesmice. Quem planta dedicação além do limite, colhe conquistas inimagináveis.

Medalha de ouro em resiliência

O nome de Rebeca Andrade será sempre lembrado como a primeira brasileira a ganhar duas medalhas em uma mesma olimpíada. E para alcançar esse feito, Rebeca eliminou de sua vida o verbo desistir. Além das dificuldades sociais e financeiras, a ginasta brasileira sofreu três cirurgias no joelho. E ela nunca desistiu. Rebeca é medalha de ouro em resiliência. A capacidade de resistir e se adaptar às circunstâncias faz parte das trajetórias de histórias de sucesso. As empresas que se mantêm competitivas são aquelas que, entre outras características, enfrentam as adversidades e as superam. Todo vencedor é um resiliente.

A superação de Rebeca Andrade simboliza a vitória de todo aquele que luta, cai, levanta-se e prossegue. Uma equipe vencedora possui a capacidade de fazer das dificuldades um impulso para alcançar os objetivos.

Mas outro atleta olímpico brasileiro também simboliza a resiliência. O nome dele é Darlan Romani. Sabe quantas medalhas ele ganhou nas Olimpíadas de Tóquio? Nenhuma. Ficou em quarto lugar em arremesso de peso. Enfrentou inúmeros e importantes obstáculos em sua preparação para os jogos olímpicos. Sua declaração, após o resultado que o deixou de fora do pódio, revela bem sua vocação de campeão. “Se eu me dedicava 200%, a partir de agora vou me dedicar 300%”, disse Romani.

Nem todo resiliente está no pódio, por enquanto. Nem toda meta foi alcançada, nem todo cliente foi conquistado, nem todo processo está funcionando, nem todas as mudanças foram assimiladas, nem todo esforço foi recompensado. Mas a dedicação precisa continuar, porque aquele que não desiste já é um vencedor, mesmo que a medalha ainda não tenha chegado.

São estes os pontos das Olimpíadas que têm a ver com a sua empresa: trabalho em equipe, alta performance, liderança, dedicação, resiliência.

Para desenvolver estes temas em suas equipes, entre em contato com a Arquitetura Humana para saber mais sobre nossos treinamentos de desenvolvimento: https://arquiteturahumana.com.br/conteudo/solucoes-treinamento-desenvolvimento/.

Posts relacionados