O processo de onboarding

O onboarding é uma importante etapa para integrar novos colaboradores. É um processo que auxilia no sucesso da jornada de um novo funcionário.  É essencial que novos contratados entendam o contexto do trabalho que eles precisam realizar, mas é preciso também envolver as pessoas que já atuam na empresa neste processo de onboarding.

Um dos benefícios de considerar os colaboradores atuais na integração dos novos é que isso promoverá a oportunidade deles se conhecerem, o que é um ponto importante para a formação de equipes fortes e para uma melhor comunicação.  

Geralmente um novo funcionário precisará de um tempo para aprender processos e procedimentos de rotina. A presença de outros para guiá-lo neste momento acelera este tempo e tornará este início mais fácil.

Se for a prática da sua empresa, você pode aplicar durante o período de experiência do novo funcionário uma avaliação de percepção sobre o desempenho dele, ou uma pesquisa pulse para que eles forneçam feedbacks sobre como está o andamento da integração.

Durante este tempo de trabalho remoto, muitas integrações foram (e ainda estão sendo) feitos de maneira virtual. Mesmo sendo presencial ou virtual, é recomendável ter um planejamento para o onboarding. Muitas vezes, no primeiro dia de trabalho, o contrato têm contato com as pessoas chave. Muitas equipes de RH utilizam o “Guia do Funcionário”, por exemplo.

O ponto primordial no processo de onboarding é a cultura organizacional. Um novato pode não saber como se ajustar às normas de seu novo emprego, e ter o apoio de alguém que já está na empresa há algum tempo poderá ajudá-lo a entender como é cultura desta organização.

 

Posts relacionados