Motivação e automotivação

A motivação é o elemento que impulsiona as pessoas para fazer coisas importantes. Já o autoconhecimento favorece a automotivação. Estar motivado a fazer algo representa estar focado para atingir suas metas e objetivos.

Quando você se conhece e também conhece a outra pessoa e entende quais ações ter e qual ambiente é possível proporcionar para favorecer sua motivação, é possível trabalhar para ajustar as atitudes, o estilo de comunicação e as interações. Assim, todos se mantém focados nos objetivos da equipe e nas metas da organização de maneira engajada

A Prof. Sonja Lyubomirsky da Universidade da Califórnia em sua pesquisa mostra que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo. Já quando se considera a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg, percebe-se que o primeiro fator citado por ele relaciona simplesmente fatores externos ao indivíduo. Já os fatores motivacionais, que são os internos, envolvem os sentimentos.

Pensando nestas duas informações, é importante atentar-se em favorecer externamente o ambiente para que as pessoas se sintam satisfeitas. Não é à toa que as empresas investem em Pesquisas de Engajamento e Clima não só para entender como melhorar o clima, mas também o que fazer para que as pessoas não fiquem desmotivadas. As Pesquisas de Engajamento e Clima contribuem para mensurar o engajamento dos funcionários. É importante saber quais atributos do clima de fato impactam no engajamento dos colaboradores de cada organização.

Os programas de desenvolvimento de líderes também capacitam e desenvolvem a liderança para conhecer suas equipes e enriquecer as relações.

Autoconhecimento e conhecer melhor as outras pessoas exigem tempo e dedicação. Só assim é possível favorecer o ambiente e nutrir as relações com entendimento e maturidade para manter as pessoas motivadas e alinhadas com o propósito organizacional.

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