Estabeleça indicadores mensuráveis

Estabelecer indicadores mensuráveis, os famosos KPIs (Key Performance Indicator), é sempre um objetivo dos gestores. Indicadores individuais e indicadores coletivos, no que diz respeito à equipe, trazem responsabilidade pois estão diretamente ligados ao desempenho. Os indicadores coletivos podem ser indicadores de uma área específica, ou para a organização como um todo.

Líderes podem encontrar alguns desafios para estabelecer indicadores mensuráveis. Muitas vezes são muitas opções, outras vezes torna-se mais desafiador definir os KPIs. Os indicadores precisam ser justos, atingíveis e precisam refletir o que de fato é importante para a empresa.

A comunicação sobre quais são os indicadores adotados deve ser feita antecipadamente, com prazos estipulados. Comunique seus funcionários de forma objetiva, clara e transparente sobre os pontos nos quais eles estão sendo analisados.

Quando falamos que um indicador deve ser mensurável, é porque ele precisa ser mensurado. As pessoas devem saber quais são as métricas adotadas e é preciso registro, acompanhamento da medição e evidências dos fatos.

No caso de indicadores individuais, é possível considerá-los como metas de desenvolvimento profissional. Na verdade, recomendamos que todos os indicadores estejam alinhados com as prioridades e com os objetivos estratégicos da organização.

Dica bônus: Utilizar os indicadores do passado também te ajudará a fazer planejamentos mais realistas e, com certeza, te auxiliará a determinar os indicadores para o próximo ano.

Posts relacionados