Diagnóstico comportamental

As ferramentas de diagnóstico comportamental nos fornecem, em poucos minutos, informações sobre os comportamentos das pessoas. Cada pessoa possui uma história singular e impulsos comportamentais que fazem parte da estrutura de sua personalidade, impulsos esses que geram necessidades e um estilo próprio de responder aos estímulos do ambiente.

Com o conhecimento cada vez maior nas áreas da psicologia e da estatística, as ferramentas de pesquisa e diagnóstico comportamental nos fornecem informações sobre a intensidade e previsibilidade dos comportamentos da pessoa que responde a avaliação. Isso causa um impacto positivo tanto para os colaboradores quanto para os gerentes de Recursos Humanos e para a gestão estratégica da organização, pois auxilia no recrutamento e seleção, na tomada de decisão e no planejamento com base em dados.

87% das organizações que fazem um alinhamento da estratégia de pessoas e talentos com a estratégia do negócio orientam os recrutadores a se basearem em avaliação comportamental e também em avaliações cognitivas. Esse conhecimento sobre o perfil comportamental pode ser utilizado em diversas etapas da jornada do colaborador, indo além do recrutamento, seleção e integração de novos funcionários. Por exemplo, estas atividades podem incluir:

  • a formação de equipes e a gestão de relacionamentos;
  • o desenvolvimento de talentos e desenvolvimento da liderança;
  • as estratégias de comunicação, motivação, inspiração e retenção de talentos;
  • a gestão de desempenho para alta performance;
  • o planejamento de promoção e sucessão;

Informações derivadas do diagnóstico comportamental são importantes para a construção de times. Conhecer o perfil comportamental dos colaboradores e fazer a análise das equipes permite também compreender o estilo de trabalho e o tipo da equipe, e o impacto na cultura organizacional.

Essas características possibilitam a identificação de pontos fortes e pontos de melhoria relacionados à estratégia do negócio e auxiliam a elaboração de planos de ação para alinhamento e alcance dos resultados da organização.

Dica importante: lembre-se de garantir que a ferramenta de avaliação comportamental e cognitiva que a sua empresa utiliza seja uma metodologia validada, confiável e que atenda à Lei Geral de Proteção de Dados.

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