Cultura organizacional: os benefícios de um alinhamento cultural

Toda empresa tem sua cultura, mesmo que não esteja formalizada. A cultura organizacional traduz o conjunto de crenças, valores, costumes e normas que estruturam a maneira correta de agir e fazer as coisas dentro da organização.

Os benefícios de um alinhamento cultural são:

  • Comunicação clara e eficiente das expectativas e das estratégias da empresa
  • Valorização do que realmente é importante para o futuro da empresa
  • Mais agilidade na tomada de decisão
  • Confiança e proximidade da equipe com a liderança e seus objetivos
  • Maior índice de engajamento e redução da taxa de rotatividade
  • Direcionamento no desenvolvimento de talentos mais adequados à empresa
  • Contratação de novos profissionais que se identificam com a cultura estabelecida

Para realizar este alinhamento cultural é necessário:

  1. compreender o contexto da organização e sua cultura atual
  2. revisar ou definir missão, visão e valores
  3. fazer o mapeamento da liderança (perfil comportamental, estilo de gestão, comunicação e tomada de decisão; as prioridades estratégicas percebidas; outros aspectos importantes e recorrentes da dimensão cultural)
  4. identificar os gaps e as aderências na organização como um todo
  5. elaborar um plano de ação com base em dados para a gestão da cultura organizacional
  6. executar as iniciativas propostas e acompanhar seus resultados

 

Não existe uma cultura certa ou errada, mas sim a possível e mais adequada para cada empresa. Por isso é fundamental fazer o diagnóstico de cultura organizacional.

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