A comunicação efetiva

A comunicação efetiva é uma habilidade essencial no mundo corporativo e em qualquer ambiente que exija interação entre pessoas. Isso inclui a transmissão de uma mensagem, o recebimento e a compreensão correta.

Um dos itens mais negligenciados para uma comunicação efetiva é o ato de escutar. Escutar parece um processo natural, fácil e passivo, mas, na verdade, é uma habilidade que precisa ser exercitada e aprendida todos os dias

William Ury, é cofundador e conselheiro Sênior do Programa de Negociação de Harvard, um especialista em negociação e mediação, e autor de diversos livros com essa temática. Em uma de suas palestras no TED Talks, intitulada “o poder de escutar”, Ury diz que gostaria de ver uma revolução no ato de escutar, tornando a Era da Comunicação na Era do Escutar.

Para ele, escutar é criar um significado por meio do som. É um processo mental de eliminar padrões e que envolve diversos mecanismos, como distinguir o ruído do sinal, filtros automáticos de seleção, atenção e postura. Algumas dicas para ter uma comunicação mais efetiva são:

  • Prestar atenção à pessoa que fala. Muitas vezes estamos com a cabeça cheia e mais focados em nós mesmos (com qual parte concordo ou discordo, o que vou dizer em seguida) do que de fato na mensagem que está sendo dita;
  • Aquietar-se. Ficar em silêncio por alguns minutos pode nos ajudar a perceber o que se passa dentro de nós e nos prepararmos para receber e compreender a mensagem;
  • Exercitar a humildade. Ouvir exige uma posição não violenta, pacífica, de deixar o próprio eu de lado para dar vez ao outro;
  • Se escutar primeiro: quando conseguimos nos ouvir, perceber as próprias sensações e emoções, quais são as próprias necessidades, conseguimos gerenciar melhor o momento de ouvir o outro.

Escutar é o nosso acesso à compreensão, à conexão e a chave para a comunicação e a prevenção de conflitos, stress, rompimentos e atritos sem sentido.

No treinamento de Comunicação e Feedback oferecido pela Arquitetura Humana é possível entender os conceitos de comunicação efetiva. Entre em contato conosco e saiba mais sobre este e outros treinamentos de desenvolvimento.

Posts relacionados