Como ser um bom ouvinte

O que torna alguém um bom ouvinte? Ser um bom ouvinte não é saber apenas reproduzir o que foi dito. Para uma boa comunicação, é preciso ouvir e entender o que foi dito. Ouvir é uma habilidade muito importante para o desenvolvimento profissional e para a manutenção das relações.

Para entender como ser um bom ouvinte, apresentaremos aqui o resultado de uma pesquisa conduzida pela Harvard, com 3.492 participantes. Nesta pesquisa, foram identificados alguns itens que mostram uma diferença expressiva na compressão do significado da palavra “ouvir”. As principais conclusões foram:

  • Saber ouvir não significa ficar em silêncio enquanto o outro fala. Definitivamente ficar quieto enquanto o outro fala não significa que a pessoa está prestando atenção. Os melhores ouvintes interagem em uma conversa com perguntas e comentários pertinentes;
  • Saber ouvir é ter interação. Um bom ouvinte demonstra interesse, confiança no outro, ampara a pessoa que está falando. É criada uma atmosfera segura e, assim, o diálogo pode ser transparente e sincero;
  • Bons ouvintes mantêm conversas colaborativas. As conversas colaborativas remetem a ideias e resolução de problemas;
  • Bons ouvintes dão sugestões e promovem a reflexão.  Geralmente, sugestões dadas por pessoas próximas são aceitas com mais facilidade.

Estas constatações mostram que, diferentemente do que se imagina, um bom ouvinte não é uma pessoa que absorve tudo como uma esponja. Bom ouvinte é aquele que impulsiona os pensamentos do interlocutor e contribui para que as ideias sejam expressas com clareza.

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