O cliente é a razão da empresa

A frase: “O cliente sempre tem razão” está incorreta. O cliente não tem razão. O cliente é a razão da empresa. Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive.

Essa verdade, por mais óbvia que pareça, nem sempre é valorizada. Muitas empresas possuem um bom produto, mas um péssimo atendimento. E um atendimento ruim costuma ter um forte impacto em quem foi mal atendido. Um cliente insatisfeito costuma compartilhar sua experiência desagradável. O site Reclame Aqui é atualizado todos os dias por pessoas que querem manifestar seu descontentamento em relação a algum produto ou serviço.

Um cliente insatisfeito é a demonstração que a empresa falhou, pois esta insatisfação pode causar prejuízos na imagem e nas finanças de uma organização. Um cliente descontente é uma pessoa descontente. E o aspecto humano é a chave para solucionar problemas com os consumidores.

A empresa são as pessoas. Portanto, para um cliente sair satisfeito, deve-se investir em gente. O engajamento dos funcionários é uma solução para impactar positivamente o atendimento aos clientes.

Para que haja o engajamento efetivo dos colaboradores, é preciso conhecer a percepção dos funcionários sobre temas específicos da empresa. A partir daí, é possível agir de maneira pontual, evitando que um problema surja ou minimizando, ainda no início, os efeitos de algum contratempo.

Depois de a empresa ouvir seus funcionários, o próximo passo é conhecer e ouvir os seus clientes, pois saber o que motiva uma pessoa a consumir determinado produto ou serviço é ter acesso a um mapa que direciona a algo valioso: a mente e o coração dos clientes.

É preciso conhecer o cliente para atender suas expectativas e necessidades e nenhum investimento nessa área é desperdiçado. As empresas precisam prestar atenção no outro, pois perceber o que o cliente quer e o que ele precisa é importante. Mas o primeiro e principal passo é conhecer os próprios funcionários. A empresa que trata seus colaboradores como clientes saberá atrair e manter os consumidores.

O Sistema Engaja+ da Arquitetura Humana possibilita analisar quais são os fatores que de fato impactam o engajamento dos seus funcionários. Solicite já sua demonstração gratuita ! Uma empresa com funcionários engajados terá clientes satisfeitos. Investir em pessoas sempre dá certo !

Posts relacionados