O onboarding é o processo pelo qual uma empresa integra um novo colaborador à sua cultura e ambiente de trabalho – e os primeiros 90 dias são cruciais.
O objetivo é fornecer aos novos colaboradores as informações e as habilidades necessárias para que possam desempenhar seus trabalhos com eficiência e eficácia. Isso inclui revelar a perspectiva geral da empresa, sua missão, visão, valores, cultura e políticas, além de apresentar a equipe, seus papéis e responsabilidades.
O processo de onboarding abrange várias etapas, desde a preparação pré-contratação até o treinamento formal e o acompanhamento pós-treinamento. Pode incluir ainda a atribuição de um mentor ou tutor que possa orientar o novo colaborador e responder a quaisquer dúvidas ou preocupações.
Um bom programa de onboarding pode fazer uma grande diferença na integração de um novo colaborador à empresa. Pode ajudar a aumentar a satisfação do colaborador e sua retenção, bem como melhorar a eficiência e produtividade do novo contratado.
A importância do onboarding para o colaborador
O onboarding é importante não apenas para a empresa, mas também para o colaborador, porque permite que ele se sinta bem-vindo e integrado ao ambiente de trabalho. Além disso, favorece a compreensão da cultura, missão, visão e valores da empresa, o que pode ajudá-lo a alinhar suas metas e objetivos pessoais com os da organização.
Um bom programa de onboarding pode ainda reduzir a ansiedade e o estresse que o novo colaborador pode sentir ao iniciar em um emprego, já que fornece informações e orientações sobre o que é esperado dele e a respeito de oportunidades de desenvolvimento de carreira, benefícios e políticas da empresa.
Também pode ajudar a aumentar a satisfação e o engajamento do colaborador que, ao se sentir bem-vindo e apoiado, torna-se motivado a desempenhar seu trabalho com excelência e a permanecer na empresa por um longo prazo.
Os primeiros 90 dias
Durante os primeiros 90 dias, o novo colaborador deve se esforçar para entender a cultura da empresa e seus valores, bem como se familiarizar com as políticas e procedimentos. Ele deve aprender sobre suas responsabilidades e expectativas de desempenho e estabelecer relacionamentos com seus colegas e superiores.
É também durante esse período que o novo colaborador deve se concentrar em estabelecer metas e objetivos claros para si mesmo, a fim de demonstrar sua contribuição e valor para a empresa. Isso inclui estabelecer um entendimento claro de suas responsabilidades, identificar áreas em que pode fazer a diferença e procurar oportunidades para se destacar.
Um bom gerente ou líder deve apoiar e orientar o novo colaborador durante seus primeiros 90 dias de trabalho, fornecendo feedback regular e apoiando no seu desenvolvimento, o qual pode se dar com oportunidades de treinamento, orientação sobre como navegar na cultura da empresa e fornecimento de recursos e informações adicionais para ajudar o colaborador a ter sucesso em seu novo papel.
Como o SAH pode ajudar
O Sistema Arquitetura Humana (SAH) é um software que pode ser usado para automatizar a fase de onboarding de novos colaboradores em uma empresa. Com suas ferramentas ágeis, o SAH disponibiliza trilhas validadas de onboarding, o que acelera o processo de integração, tornando-o mais eficaz e eficiente.
A plataforma possui fácil acesso a partir do navegador de qualquer dispositivo eletrônico, além de aplicativos que funcionam por meio dos sistemas operacionais Android e iOS.
Por estar em nuvem, não requer instalação nos computadores e, por isso, não demanda envolvimento da TI da empresa. Seu login é integrado com Gmail, Outlook e outros, e as notificações chegam através de e-mail, push notification e Slack. Além disso, o SAH oferece diferentes perfis de acesso das informações: Colaborador, Gestor e Administrador.
Para saber mais sobre nosso software, entre em contato conosco pelo e-mail guilherme.bomfim@arquiteturahumana.com.br.