O trabalho em home office

Há um ano todos nós fomos surpreendidos com a pandemia e uma série de mudanças que afetaram nosso modo de viver e trabalhar. Uma das medidas para contribuir com o distanciamento social foi a adaptação do ambiente de trabalho em home office.

Em junho de 2020 foram entrevistados 220 profissionais para entender como os impulsos comportamentais afetam as percepções sobre o trabalho em home office.

Neste estudo, 33% das pessoas relataram que nunca haviam trabalhado remotamente antes da COVID-19. E 77% dos entrevistados afirmaram que gostariam de manter o trabalho em home office em tempo integral ou parcial, de forma permanente, após o fim da crise.

Os participantes do estudo disseram valorizar alguns aspectos do ambiente de trabalho virtual, mas também sinalizaram que se sentem incomodados e desmotivados por outras características. Isso ocorre porque impulsos comportamentais variam de pessoa para pessoa, e afetam as percepções sobre o trabalho a distância. E quanto mais o gestor entender as características comportamentais de seu time, melhor poderá gerenciar as pessoas, motivá-las e inspirá-las.

Já no começo de 2021, outra pesquisa foi feita nos Estados Unidos com 515 executivos, e 64% deles notaram que o trabalho remoto aumentou os níveis de exaustão entre os empregados. A principal preocupação destes gestores são o engajamento e a produtividade da equipe, considerando estes pontos como os maiores desafios.

Os líderes que analisam as características comportamentais da equipe podem fazer adaptações necessárias para ter colaboradores mais produtivos e engajados, inclusive no ambiente de trabalho remoto. Se o líder permitir que seus funcionários trabalhem em casa, ele precisa se certificar que a experiência de todos continuará positiva. Sugerimos aos gestores que programem atividades remotas regulares de team building, para manter o engajamento.

Além disso, o trabalho em home office bem-sucedido requer comunicação eficiente, colaboração, reuniões virtuais, alinhamentos constantes, discussões de desenvolvimento profissional e reconhecimento. Cada uma dessas interações pode e deve ser adaptada de modo a suprir as necessidades motivacionais de cada pessoa.

Fica claro que quando o gestor entende o comportamento da sua equipe, ele pode adaptar a maneira de motivar seus funcionários com base em suas necessidades comportamentais para aumentar a produtividade e o engajamento, inclusive no home office.

Nós podemos ajudar a sua empresa com nossas soluções associadas ao perfil comportamental de seus funcionários, tanto individualmente como em uma equipe específica.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nosso treinamento de Gestão Estratégica de Equipes, nossos Assessments Integrados e também sobre nosso produto exclusivo: a Arquitetura Humana.

Posts relacionados