A importância das soft skills

Toda pessoa pode desenvolver habilidades técnicas e também habilidades comportamentais, conhecidas como soft skills.

Algumas destas soft skills procuradas em profissionais atualmente são:

  • Autoconhecimento e resiliência, para conhecer suas motivações, suas necessidades e seus comportamentos, além de ter controle de suas emoções;
  • Negociação, e não somente para quem lida com vendas, pois as pessoas negociam o tempo todo seja na vida profissional quanto na pessoal;
  • Comunicação, para ser vez mais capaz de falar com clareza, e escutar com atenção, especialmente em tempos de trabalho em modalidade híbrida;
  • Saber trabalhar em equipe, para cooperação para alcançar os melhores resultados, o que pode facilitar a gestão de times remotos;
  • Feedback: orientar seu colaborador para desenvolver os pontos de atenção, reforçando os pontos positivos;

Uma pesquisa do LinkedIn relata que 92% das empresas percebem que as habilidades comportamentais são tão importantes quanto as  habilidades técnicas dentro do ambiente corporativo.

No LinkedIn Workplace Learning Report, foi verificado que gestores focam 24% a mais de seu aprendizado em soft skills. Você pode fazer o download deste report aqui https://learning.linkedin.com/resources/workplace-learning-report

E ainda neste relatório, constatou-se que não são apenas as grandes organizações que estão priorizando a construção de habilidades. Aproximadamente 1.200 profissionais da área de Treinamento e Desenvolvimento (Learning and Development) de 27 países indicaram que focarão em programas de treinamentos em 2021.

Os principais benefícios a partir do investimento em treinamentos de soft skills, como demonstra um artigo do MIT (Soft skills training brings substantial returns on investment), são:

  • Alto retorno sobre o investimento: o artigo apresenta um aumento de 250% da receita após 8 meses da finalização de 1 ano de treinamentos
  • Habilidade de execução de tarefas mais complexas: trabalhar em equipe, comunicando-se bem e conhecendo seus pontos fortes, pode ajudar neste aspecto.
  • Aumento da produtividade: o autoconhecimento auxilia na percepção de suas principais necessidades e contribui para o aumento do foco.
  • Melhor atendimento ao cliente: negociação e comunicação eficazes ajudam no atendimento ao cliente.

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